VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA DECIDIR SOBRE O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO PARA SUA EMPRESA?
Todo começo de ano é o momento de decidir, em conjunto com uma empresa contábil, qual o regime tributário MAIS ADEQUADO para sua empresa, que usará ele nos próximos 12 meses.
Muito embora seja uma decisão aparentemente automática (porque não somente continuar com o regime adotado no ano passado, ou nos últimos anos?), a realidade é que esta decisão é importante para o futuro do seu negócio.
Assim, após fazer seu balanço patrimonial e elaborar seu planejamento financeiro, é importante que a empresa, no início do ano, faça uma revisão e um planejamento tributário e defina o regime que melhor atenda às suas metas e objetivos.
A escolha do regime errado pode gerar um pagamento maior de tributos, impactando nos resultados da empresa e comprometendo a sustentabilidade do negócio.
Qual o melhor Regime Tributário para meu negócio?
• Lucro Real,
• Lucro Presumido ou
• Simples?
Não há receita pronta. O melhor tipo de tributação varia para cada empresa e vai depender do tipo de atividade, do faturamento e se há muitas despesas dedutíveis ou não.
E para escolher o regime mais apropriado é preciso CONHECIMENTO APROFUNDADO E ATUALIZADO sobre este complexo assunto. que tem constante atualizado.
Cada regime possui características próprias e que somente poderão ser avaliadas como vantajosas ou desvantajosas para o seu negócio a partir de uma simulação bem-feita.
Outro fator importante é observar o impacto que o regime terá na apuração de outros tributos, como é o caso do PIS e da COFINS, impactante na opção pelo Lucro Presumido.
É que para os optantes do Lucro Presumido, a apuração dessas contribuições deve ser feita obrigatoriamente pelo regime cumulativo (sem direito a créditos da operação anterior), o que pode também representar um impacto para a empresa.
Quando é feita a revisão tributária?
O prazo para mudança de regime tributário inicia-se em novembro e vai até o último dia útil de janeiro de cada ano para o Simples Nacional.
Já para o Lucro Presumido e Lucro Real, a escolha se dá mediante o pagamento da primeira guia de recolhimento daquele ano.
Infelizmente muitos profissionais de contabilidade não conseguem manter-se atualizados neste assunto que é bastante complexo e com alterações constantes.
Nesse processo, contar com uma empresa especializada é fundamental.
Agora que você entende melhor sobre a importância de fazer uma revisão tributária anual e definir o melhor regime tributário para sua empresa, contate-nos e vamos juntos encontrar a melhor solução para o seu negócio.
Somente uma empresa com esta expertise pode lhe auxiliar adequadamente.
* A HORA ESTÁ CHEGANDO - MAS AINDA DÁ TEMPO *